Em 1978 desapareceu um jornal mítico do panorama da imprensa portuguesa. O Século havia sido fundado em 1880. Vivera o ultimato inglês, o regicídio, as duas guerras mundiais, o Estado Novo e a guerra fria. Foi nacionalizado a seguir ao 25 de Abril e morreu - sem fazer um século. O óbito é directamente relacionado com a revolução e declarado por Maria José Matos Morgado, na altura chefe de gabinete no ministério das finanças e hoje com idênticas funções no gabinete de Maria de Lurdes Rodrigues. Foi portanto o estado que mandou fechar O Século (Ainda se voltou a publicar em 1986 para fechar em definitivo em 1993).
Com a revolução no entanto não morreu só O Século. Morreu também uma direita empoeirada e totalitária, para dar espaço a uma nova direita. Uma direita que nunca vingou em Portugal, o que poderá atribuído a vários factores. Será da Constituição socialista que nos governa? Dos medos que o Estado Novo deixou? Dum discurso desactualizado? Será um diagnóstico difícil, mas aqui afirmamos: a nova direita está aqui. Entre Conservadores e Liberais, Republicanos e Monárquicos encontraremos o denominador comum para a discutir o futuro. O socialismo é o inimigo declarado.
Do século XX, retemos as guerras e os totalitarismos.
O Novo Século será diferente e começa hoje.
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
PARABÉNS RODRIGO!! pelo empenho em fazer este novo blog!!que seja um sucesso
PARABÉNS RODRIGO!! pelo empenho em fazer este novo blog!!que seja um sucesso
Não vim à hora do nascimento mas aqui estou! Muitos parebéns ao meu querido "Lenine" pelo BLOG e ao Micha pelo texto!
Vamos lá mostrar ao mundo que existe, de facto, uma nova direita desempoeirada e inovadora que não tem tabus nem apresenta falsas promessas e que acredita, acima de tudo, na Liberdade!
(Afinal a tal BSC tb escreve sobre política!)
Muito obrigado, mas não sou só eu que estou de parabens:Somos todos. Este blog sem vocês era um nada. Agora depende de nós tornar este blog um sucesso. Para isso conto com vocês todos. Bjs e Abcs
Enviar um comentário