sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O Novo Século

Em 1978 desapareceu um jornal mítico do panorama da imprensa portuguesa. O Século havia sido fundado em 1880. Vivera o ultimato inglês, o regicídio, as duas guerras mundiais, o Estado Novo e a guerra fria. Foi nacionalizado a seguir ao 25 de Abril e morreu - sem fazer um século. O óbito é directamente relacionado com a revolução e declarado por Maria José Matos Morgado, na altura chefe de gabinete no ministério das finanças e hoje com idênticas funções no gabinete de Maria de Lurdes Rodrigues. Foi portanto o estado que mandou fechar O Século (Ainda se voltou a publicar em 1986 para fechar em definitivo em 1993).
Com a revolução no entanto não morreu só O Século. Morreu também uma direita empoeirada e totalitária, para dar espaço a uma nova direita. Uma direita que nunca vingou em Portugal, o que poderá atribuído a vários factores. Será da Constituição socialista que nos governa? Dos medos que o Estado Novo deixou? Dum discurso desactualizado? Será um diagnóstico difícil, mas aqui afirmamos: a nova direita está aqui. Entre Conservadores e Liberais, Republicanos e Monárquicos encontraremos o denominador comum para a discutir o futuro. O socialismo é o inimigo declarado.
Do século XX, retemos as guerras e os totalitarismos.
O Novo Século será diferente e começa hoje.

4 comentários:

Tiago Freitas disse...

PARABÉNS RODRIGO!! pelo empenho em fazer este novo blog!!que seja um sucesso

Tiago Freitas disse...

PARABÉNS RODRIGO!! pelo empenho em fazer este novo blog!!que seja um sucesso

BSC disse...

Não vim à hora do nascimento mas aqui estou! Muitos parebéns ao meu querido "Lenine" pelo BLOG e ao Micha pelo texto!

Vamos lá mostrar ao mundo que existe, de facto, uma nova direita desempoeirada e inovadora que não tem tabus nem apresenta falsas promessas e que acredita, acima de tudo, na Liberdade!

(Afinal a tal BSC tb escreve sobre política!)

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

Muito obrigado, mas não sou só eu que estou de parabens:Somos todos. Este blog sem vocês era um nada. Agora depende de nós tornar este blog um sucesso. Para isso conto com vocês todos. Bjs e Abcs