quinta-feira, 18 de junho de 2009

Guia de Arquitectura Porto e Norte...2.0

A primeira edição deste guia/roteiro arquitectónico chega ao fim. Em breve será publicado outro de outras zonas do Pais. Pretende ser conciso e revelar alguns exemplares do que melhor se faz e fez na arquitectura Portuguesa a partir do inicio de século.

Por fim não podia deixar de publicar algumas referências dos fins do século XX e inicio do século XXI. Sóla-Morales numa intervenção muito atlântica constrói um grande passeio pedonal que se estende da foz(molhe) a Matosinhos, marcando o fim do percurso com um edifício apelidado de transparente,edifício este que foi requalificado por Carlos Prata. Toda a intervenção privilegia os materiais duráveis e resistentes como os aços e os betões assim como revestimentos em pastilha e azulejo. A vegetação é mantida e introduzidas novas plantações nalguns locais privilegiando plantas de clima marítimo. Alguns erros são cometidos como o grande parque de estacionamento à espera de carros e o antigo edifício transparente que não funcionou como era inicialmente previsto(grande bancada sobre o mar). O mobiliário urbano muito criticado(cadeiras individuais que se agrupam em pequenos grupos) não deixa de ter a sua piada e introduz uma nova maneira de contemplar o oceano.
Koolhas constrói um equipamento estruturante para toda a cidade do Porto. Um ícone do século XXI, edifício que vai marcar a cidade. Isto é conseguido pela audácia da sua forma estranha e do seu desenho de pormenor. Como uma grande pedra no charco na vangloriada escola do Porto. Koolhas cria um novo ambiente urbano em volta do objecto(espaço de deambulação e prática de desportos como o skate) assim como transporta a cidade a um nível cosmopolita nos eventos que ai são praticados. Todo o interior se assemelha a uma grande nave espacial à espera de todo o género de musicas. Chapas metálicas, betão aparente, escadas rolantes, luzes fluorescentes que mudam de cor transportam-nos para estes ambientes futuristas.
Souto de Moura constroi uma torre na avenida da Boavista. Uma torre em que as peles que revestem todo o edifício fazem dele um gigante objecto rectangular minimalista que se pode assemelhar a uma escultura de Judd. A torre Burgo cria uma praça de enquadramento onde sobressai uma escultura de Ângelo muito ao gosto das praças Nova Iorquinas.


63 - Torre Burgo -Porto / Burgo Tower / E. Souto de Moura 1991-2006

62 - Casa da Musica- Porto / music hall / OMA – Rem koolhas 1999


61 - Passeio atlântico- Matosinhos / atlantic sideways and gardens / Sóla Morales 1999-2002

Também publicado em http://fdeprumo.blogspot.com

2 comentários:

BSC disse...

Adoro a CASA DA MÚSICA!!!!!

Tiago Freitas disse...

é um sitio muito cosmopolita!!!