segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Plano Paulson CHUMBADO!


O plano de emergência proposto pelo presidente dos EUA, George W. Bush, e que tinha conseguido reunir consenso entre os membros do Congresso, acaba de ser chumbado pela Câmara dos Representantes.
O «Plano Paulson», assim chamado em alusão ao secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, previa a atribuição de 700 mil milhões de dólares para ajudar a salvar o sistema financeiro da crise em que se encontrava. Era a maior intrevenção do Estado Americano na Economia desde o New Deal. Apesar de representantes dos Democratas e Republicanos estarem reunidos neste momento para tentar alterar a posição do voto acho que ainda não é hoje que vamos assistir a uma nacionalização massiva nos EUA.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros Jornalistas,
O Liberalismo descontrolado nao e alternativa .... Tem de haver sempre um controlo da economia por parte do Estado. Alias tem sempre de haver um controlo moderado e eficaz em todas as areas... na economia, na cultura, na educaçao etc...
A democracia cristã na sua vertente pura e dura é a melhor alternativa..

Anónimo disse...

Caro Ze, é pena não perceber a diferença entre controlo da economia e usar dinheiro dos contribuintes para pagar os erros dos capitalistas.
Não sei o que há de cristão em tirar dos pobres para dar aos ricos, mas o senhor saberá.
Já haver um controlo do estado em todas as áreas, particularmente na educação e na cultura, revela uma apetência pelos amigos vermelhuscos do PREC.

João Ribeirinho Soares disse...

...

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

Caro listaz:
antes de mais seja bem vindo ao novo século. Passando ao resto: o que me assusta mais neste tipo de discurso é a maneira e o numero de vezes que a palavra "regulação" e mesmo "intervenção", é substituida pela palavra "controlo", muitas vezes (como penso que se trata este caso) inocentemente. Quanto á democracia-cristã, deixe-me deixa-lo com a seguinte farpa: eu para ser social-democrata não preciso da benção do papa...