quinta-feira, 19 de março de 2009

Alta rotação (2)

O Manel tem toda a razão! Peço desculpa aos leitores pelo facto da crónica Alta rotação não ter tido a segunda edição na altura devida. Mas como nunca é tarde e como me quero redimir aqui vai a segunda crónica sobre automóveis.
Até poderia escrever sobre algum modelo recente mas a minha escolha desta vez vai recair mais uma vez sobre um modelo já com alguns anos.
Muitas pessoas apenas consideram um automóvel como um clássico se já tiver uma data de anos, se for inglês, se avariar a todo o momento e se alguém com mais de 1.80m não conseguir entrar lá dentro... Sim, estou a falar de MGB's, Jaguar E's, Triumphs TRxx's, etc. Sinceramente para mim esses carros não passam de sucata ambulante que nem no seu tempo, à excepcção do Jaguar E-type (explicarei a minha raiva sobre este carro mais tarde), conseguiram algo de relevante.
O modelo do qual vos vou falar hoje esteve em produção entre 1993 e 1998. É portanto um carro no máximo com 16 anos já com ABS, ar condicionado e muitos outros items que fazem um carro confortável mas com estatuto suficiente para ser considerado pelo menos por mim como um verdadeiro clássico. Falo-vos do Porsche 911 modelo 993.

O Porsche 993 é um modelo extremamente feliz do ponto vista estético. A frente é muito bem desenhada com os tradicionais faróis do 911 a serem ligeiramente modificados mas sem serem adulterados como aconteceu com a geração seguinte (996). A traseira para mim é a parte mais bonita do carro, principalmente nas versões S mais alargadas transmitindo um certo ar de poder!
Este foi o último 911 refrigerado a ar e é considerado pelos puristas como o verdadeiro 911. Este carro 911 não é um 911 qualquer, não é um Porsche para quem simplesmente quer ter um modelo da marca alemã, para isso comprem um 996 que é mais recente, gasta menos e tem mais equipamento. Isto é um carro para quem sabe o que está a comprar...

Há diversas versões do Porsche 911 993. Temos o Carrera 2 e Carrera 4 coupé ou cabrio (272cv e mais tarde 286cv), o Targa (muito bonito), o Carrera S ou 4S (286cv), o Turbo (402cv), o GT2, o RS, o RSR e uma versão 3800 cc muito rara com 300cv. Este carro trata-se de um autêntico super carro que se pode usar todos os dias e fazer 250000km sem problemas de maior. Como já disse, a gama de modelos é vasta e há 993's para todos os gostos e carteiras.
Há ainda outro factor neste carro que me deixa louco mas que não há palavras para descrever... vejam o video (aliás ouçam!)


Preço - entre 25000€ e 300000€ (dependendo do modelo e do estado).

1 comentário:

Aranha disse...

Sem dúvida o carro que eu mais gostava de ter. Pena ser tão caro.

Simplesmente perfeito.

Continua a crónica...