terça-feira, 20 de maio de 2008

Palma de Ouro em Cannes - Manoel de Oliveira


Parabéns Manoel de Oliveira...mais uma vez a engrandecer o nome de Portugal na sétima arte.

Noticia extraída da Lusa
Cannes: Manoel de Oliveira sensibilizado com Palma de Ouro exclama "Viva o cinema!"

19 de Maio de 2008, 18:11
Cannes, França, 19 Mai (Lusa) -

" O realizador português Manoel de Oliveira manifestou-se hoje "muito sensibilizado por finalmente ter recebido a Palma de Ouro" no Festival Internacional de Cinema de Cannes, onde foi homenageado.
A organização do festival prestou hoje um tributo ao realizador português atribuíndo-lhe a Palma de Ouro pela carreira, associando-se também aos cem anos que Manoel de Oliveira celebrará em Dezembro.
"Ao longo de um século eu cresci com o cinema e hoje eu sei que foi o cinema que me fez crescer. Viva o cinema!", exclamou Manoel de Oliveira no Grand Théâtre Lumière, onde foi longamente aplaudido.
Manoel de Oliveira recebeu o prémio das mãos do actor francês Michel Piccoli, numa cerimónia onde marcaram presença o júri de Cannes, o realizador norte-americano Clint Eastwood e o presidente da Cinemateca Portuguesa, João Bénard da Costa.
"Esta foi a melhor forma de receber este prémio", disse Manoel de Oliveira emocionado, sublinhando que não gostaria de ser distinguido em competição com os seus colegas realizadores.
Na assistência estiveram ainda Christine Albanel, ministra da Cultura de França, e José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
O ministro da Cultura português, José António Pinto Ribeiro, não esteve na cerimónia, "por um contratempo de trabalho de última hora", mas estará presente no jantar de hoje homenagem ao realizador, disse à Lusa o assessor, Rui Peças.
Na cerimónia desta tarde foram exibidos o filme "Um dia na vida de Manoel de Oliveira", realizado pelo presidente do festival, Gilles Jacob, e a curta-metragem documental "Douro faina fluvial".
Manoel de Oliveira mantém uma relação muito próxima com o cinema francês, com co-produções e a participação de actores como Catherine Deneuve e Michel Piccoli nos seus filmes e tem sido presença assídua em Cannes.
"Os Canibais" (1988), "O convento" (1995), "A carta" (1999), "Vou para casa" (2001) e "O Princípio da Incerteza" (2002) estiveram nomeados para a Palma de Ouro, o prémio máximo atribuído em Cannes.
"Viagem ao Princípio do Mundo" (1997), protagonizado por Marcelo Mastroianni, foi distinguido com o prémio FRIPESCI e com o prémio do júri ecuménico e "A carta" (1999), com Chiara Mastroianni, recebeu o prémio do júri na edição de 1999.
Em 2007, quando o festival de Cannes cumpriu 60 edições, Manoel de Oliveira foi um dos 35 realizadores convidados pela direcção do evento para realizar uma curta-metragem subordinado ao tema "A cada um o seu cinema".
SS.
Lusa/fim

5 comentários:

JoseSouzaBrandao disse...

Continua a não haver pachorra para o Manuel de Oliveira...
Cada vez menos!

Mary Jane Burmester disse...

hum...provavelmente as pessoas q lhe deram a Palma de ouro, nunca na vida viram um filme desse senhor! e agora utilizando a tua linguagem : IAK BAAAHHHHHHH, sao os meus votos para o Exmo. Sr. Manoel de Oliveira

Tiago Freitas disse...

não viram um filme??são criticos de cinema meus caros...voces não sabem o que dizem.voçês é que nunca devem ter visto um filme dele...

BSC disse...

A um senhor centenário nada se recusa, muito menos um prémio carreira que mais não é que uma fraca consolação de quem nunca ganhou a Palma de Ouro em competição!
De qualquer modo, o prémio prestigia o cinema Português, através deste realizador, num ano em que a obra de Saramago esteve em competição pela mão de Fernando Meirelles (um brasileiro que filme em inglês) e em que até o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, fez questão se acentuar o toque da portugalidade em Cannes!

Tiago Freitas disse...

muito bem dito biona!!