quarta-feira, 2 de abril de 2008

Casamento Civil - Sim ou Não


O casamento civil tem suscitado algum debate , isto é alguns afirmam que esse contrato civil deveria deixar de existir e o Estado não se devia imiscuir na vida das pessoas em sociedade.

Não consigo conceber tal ideia na medida em que se o Estado regula a vida em sociedade e sendo a família o núcleo primário da sociedade, como é que pode o estado deixar de regulamentar esse contrato. Se o problema é o regime de bens ( comunhão geral, de adquiridos ou separação de bens ) isso só pode existir se o Estado tiver um papel a dizer, senão parece-me que seria uma bandalheira, o que não deixa de dar liberdade aos nubentes de escolherem o regime que desejam, por isso não entendo que exista coacção por parte do Estado.

Afirmam também que o casamento é uma coisa religiosa de que o Estado se apoderou, mas ninguém é obrigado a casar e se o faz sendo o Estado laico logo tem que regulamentar. Agora se quiserem que a Igreja e apenas a Igreja fique com essa responsabilidade à que dar poder a Igreja para tal.

Portanto sendo o casamento uma instituição de liberdade, na medida em que actualmente ninguém é obrigado a casar, não percebo o porque desta obsessão para que o estado não regule a vida em sociedade e se reduza a apenas a gerir alguns, poucos aspectos da Nação.

Sem comentários: