terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Guia de Arquitectura Porto e Norte...0.8

Duas obras emblemáticas para a arquitectura Portuguesa do período moderno são os equipamentos desenhados por Távora e Siza, o pavilhão do ténis na quinta da Conceição e a casa de chá da Boa Nova. Ambos ilustram as preocupações internacionais da arquitectura deste período desenvolvidas pelos mestres do moderno e espelham um pouco do reintrepertar Português de então. Ambos são testemunho de uma releitura critica à arquitectura tradicional Portuguesa, fruto do inquérito à arquitectura Popular realizado por equipas de arquitectos de Norte a Sul do Pais disto exemplo é o uso da telha para as coberturas e das madeiras nos caixilhos. O sábio entendimento do desenho do pormenor, o exterior versus interior, a reinterpretação do lugar...são tudo ensinamentos que vão estar no génese da chamada arquitectura da escola do Porto. O conjunto do Luso, desenhado por Carlos Loureiro também ele demonstra estas preocupações, o uso do azulejo no exterior, a cobertura em telha, as paredes em perpianho de granito em confronto com a organização claramente moderna segundo a carta de Atenas do conjunto edificado.

28 - Parque Residencial do Luso - Porto / Luso Building Complex / José Carlos Loureiro 1959

26 - Pavilhão do Ténis - Leça da Palmeira / Ténis pavillion / F . Távora 1956-1958



25 - Casa de Chá da Boa Nova - Leça da Palmeira / Boa Nova Tea House / Álvaro Siza Viera 1956


Também publicado em http://fdeprumo.blogspot.com

20 comentários:

Anónimo disse...

Caro Tiago,
Peço-lhe por favor para parar com as suas investidas pseudo-intelectuais do 0.1, 0.2, 03, 1.345....
Parece-me um pouco forçado e de gosto duvidoso.
Um abraço

Anónimo disse...

Caro Siza,
Concordo plenamente com o que diz. Estes post's se não fossem tão forçados até teriam alguma qualidade.
Que diz de ir beber um copo agora ao fim da tarde?

Anónimo disse...

É mentira!!!!! Vocês não percebem nada do que é a ARTE!!
Estes post's atraem as massas! O povo gosta. A arte tem de ser feita para o povo.
Vejam o que fiz no Rivolli! Apoiado Tiago Freitas. Parabéns! continue assim... Estes senhores não percebem nada do que dizem. Eles é que fazem coisas de gosto duvidoso, não percebem nada!
A cultura precisa de pessoas como nós!!

Anónimo disse...

Caríssimos senhores, génios da cultura, até poderia concordar o teor da mensagem do Senhor La Féria, que muito admiro, não fosse o facto do cavalheiro objecto de escrutínio ser um vil carrasco da língua portuguesa. Não há arte que não comece na palavra, coisa que tal senhor trata com total desprezo e desrespeito, pensando, porventura, tolo como é, que a sua destreza ao desenho o desculpa do mais pleno desconhecimento da gramática, sintaxe e ortografia portuguesas.

Calorosas saudações,

Vossa Sophia

Anónimo disse...

Há que inovar. Novas formas. Cultura de e para Elites. Desconstruir o mundo e reinventá-lo.

A ortografia é um espartilho do pensamento. A pontuação o carrasco da liberdade.

Viva as frases de 600 palavras sem uma única vírgula, ponto ou qualquer outro elemento de pontuação! Viva a numeração 0.1; 0.2 e 0.1000. Viva os posts de Tiago Freitas que só o próprio lê!!

Anónimo disse...

O Ministério da Cultura decidiu subsidiar o Tiago Freitras, por considerarmos que ele próprio é um produto cultural (ainda que de gosto duvidoso e com pouca aceitação publica) e talvez já tenha sido visto por mais pessoas que o filme "Branca de Neve" do outro, que deus o tenha!

Tiago Freitas disse...

obrigado a todos pelo apoio...gostava que descutissem as pbras e o conteudo dos posts, e não só quem os faz e a maneira como está escrito.

Anónimo disse...

Mas quem é, afinal, este Tiago Freitas?

Anónimo disse...

Caro Tiago,
A lavagem cerebral da escola do porto está lhe no sangue.
Pense pela sua cabeça.
God is in the details...

Anónimo disse...

Caro Tiago,
A lavagem cerebral da escola do porto está lhe no sangue.
Pense pela sua cabeça.
God is in the details...

Anónimo disse...

Tiago os seus textos são muito lugar comum...Tente ser mais open minded...

Tiago Freitas disse...

coitados...o mies e o corbusier ressucitaram...

Anónimo disse...

Vê-se que não frequentou a FAUP...Como diz o nosso colega ali em cima...não use os 0.1, 0.26422 ou 3.14159265358979...isso é muito pseudo. Tente pensar pela sua cabeça, não se limite a vomitar, apenas o que lhe meteram na cabeça...

Tiago Freitas disse...

e o senhor quem e? que nem se identifica...?não deve ter frequentado nenhuma escola de arquitectura de certeza...

Anónimo disse...

Sou o espírito da arquitectura... vim para o assombrar!! E para formatar arquitectos pseudo como o senhor...

muhahahahahahaha

Anónimo disse...

...E andei sim numa escola de arquitectura: a escola de pintura, escultura e arquitectura de Moscovo. O senhor terá que ser formatado...

Anónimo disse...

DEIXAI O RAPAZ EM PAZ!! PANELEIROTES DA MERDA!! UM GAIJO FAZ ALGUMA COISA DE GEITO E PUMBA: CAI-LHE TUDO LOGO EM CIMA!! É a inbeija, é a inbeija… Força Sr. Tiago acho que você faz um óptimo trabalho! Este país precisa de mais gaijos como voxê!! São precisos para fazer as rotundinhas e outras coisinhas tão necessárias ao povo!! O xenhor arquitecto não quere bir aqui á terra fazer uns projectos: A nossa casa do povo e a rotunda com a fonte luminosa será apenas o principio. Temos muita “área protegida”, por onde construir… só uma coisa: Vossemecê consegue assinar de olhos fechados?

Anónimo disse...

Meu caro amigo Tiago, penso que V.Exa. poderá ser exactamente o que eu procuro agora que voltei a ser candidato à "Câmara da qual eu não devia nunca ter saído, não fosse o meu amigo ZéManel (que tem uma mulher bem boa) ter-me pedido pra aguentar o Governo quando ele foi pra Bruxelas".
Pois bem, meu amigo, Norman Foster e Frank Ghery são demais para aqueles ingratos da Capital (não confundir com a Kapital, onde fui sempre muito bem recebido e melhor cuidado)... mas eu continuo com bons terrenos pra construção no Parque Mayer, na 24 de Julho (ahhhhhhhhhhh 24 de julho, meu amor), no triangulo de Alcantara, no Parque Eduardo 7 (vou acabar com as putas e com os paneleiros) e em Monsanto e creio que o meu amigo seria o ideal... Igualmente um modernista desconstrutivista mas muito mais barato para os cofres da Câmara.
Viva o PPD/PSD!!!! VIVA PORTUGAL.

Tiago Freitas disse...

interessante como se manifestam pessoas de todos os espectros e falam de tudo menos do post...lol

Anónimo disse...

E espectros...fantasmas...espiritos...que só aqui vêem para atormentar o Senhor Arquitecto Freitas.