segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Vamos ver

O senhor Pinto de Sousa vai decerto dizer que o premio de Cristiano Ronaldo é resultado das politicas deste governo

7 comentários:

Tiago Loureiro disse...

E porque não? Para um governo que fez baixar as taxas de juro... isso é canja! =)

ana vilela disse...

só quero relembrar que na realidade foi o acordo feito entre governos da UE que baixou a euribor e n o sr. (que se me deixassem poderia vir a ser meu patrão) Trichet.

(mil perdões mas estou a estudar economia moetária neste momenro e ,até tentei, mas não consegui evitar o comentário)

Tiago Loureiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Loureiro disse...

blagh...

Anónimo disse...

Cara Ana Vilela,
Acho que está equivocada quanto às funções do BCE.
Estabelece e aplica a política monetária europeia, dirige as operações de câmbio e garante o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos.
O BCE é a instituição central da política monetária da União Económica Monetária (UEM), e o centro do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), e os seus objectivos são:
Manter a estabilidade de preços na UEM sendo totalmente independente do resto das instituições europeias e dos diferentes governos nacionais,
Garantir o bom funcionamento do sistema de pagamentos através do sistema de pagamentos TARGET)
Administrar as reservas de divisas que os países membros nele depositam,
Colaborar com as autoridades de cada país nas funções de supervisão bancária,
Emitir as notas de euro e
Estabelecer a quantidade de moedas de euro que os países membros devem cunhar para assegurar o fornecimento.
Nos últimos anos temos assistido a uma série de intervenções do Banco Central Europeu usando as taxas de juro como instrumento de travar a inflação ou de estímulo à economia, ora subindo, ora descendo as taxas directoras.
Recentemente, porém, todas as mexidas têm sido no sentido ascendente como medida de controlo da inflação. Esta, grosso modo, não é mais do que o encontro entre a procura e a oferta, entre produtores e consumidores determinando a pressão de preços no consumidor, para cima ou para baixo. Nada mais simples.
Enfim...
Basta explicar-lhe o que é a euribor...
Definição formal: "Euribor - Euro Interbank Offered Rate: A Euribor é uma taxa de juro á qual são oferecidos depósitos a prazo interbancários em Euros, dentro da zona Euro, por um Banco de primeira ordem a outro Banco de primeira ordem".
O sponsor da Euribor é a "FBE - Fédération Bancaire de l’Union Européenne" que representa 2 800 bancos dos 15 Estados Membros da União Europeia.
As Euribors são taxas de juro de referência para o Euro, para diversos prazos, amplamente utilizadas nos mercados financeiros, e reconhecidas como representativas das condições de mercado no momento da sua fixação.
Diariamente um conjunto de 49 bancos, que são aqueles que têm o maior volume de negócio nos mercados monetários da zona Euro, contribuem com cotações para os prazos de 1 semana, 1 mês, 2 meses, … ,11 meses e 12 meses.
Pelas 11 horas (hora de Londres) a entidade responsável pelo cálculo da Euribor, que entretanto recebeu as contribuições dos bancos participantes, elimina 15% das cotações mais altas e 15% das cotações mais baixas e calcula a média dos restantes 70% de contribuições arredondada à 3ª casa decimal, publicando-a imediatamente.
Esclarecida? Não volte a mandar bolas ao poste..
Nem o Sr. Trichet nem nenhum estado membro baixa a Euribor!!!
Olhe que se tem exame proximamente aconselho-a a estudar a matéria novamente.

ana vilela disse...

muito bonito mesmo!!

então acha mesmo que a taxa a que o bce empresta dinheiro e à qual remunera depositos não tem influencia sobre a EONIA que dp influencia a euribor???
ou que a decisão de dar garantias aos emprestimos bancarios não influencia as decisoes de emprestimos entre bancos e por isso o seu preço...

nunca gostei muito de pessoas que não assinam o que escrevem, por mais engraçadinho que seja o pseudónimo! É uma das menos interessantes falhas de carácter que alguém pode ter..

apesar desta falha, gostei muito de saber certos pormenores que me passaram na última vez que estive a navegar nas paginas do bce..

Tiago Freitas disse...

claramente...parece que é alguem que anda a chatear toda gente mas escreve em anónimo...concerteza alguem que não tem o minimo de decência em identificar-se...