segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Alta rotação



A partir de hoje vou começar a escrever uma crónica semanal sobre automóveis clássicos e contemporâneos. Espero que gostem!
Tive a pensar durante algum tempo sobre qual é que ia escrever, já que a minha paixão por automóveis é tão grande que tinha uns milhões de modelos sobre os quais queria escrever. Como se deve começar em grande, decidi-me por uma marca que vem do país do estilo, da moda, da pasta, dos automóveis pouco fiáveis e do CAOS! Decidi-me por uma marca Italiana, escolhi a Lamborghini.
A Lamborghini é uma marca criada por Ferruccio Lamborghini que inicialmente apenas construia tractores, mas devido a uma desavença com Enzo Ferrari (outro Senhor que vai ser diversas vezes falado aqui nesta crónica), decidiu começar a fazer Super Carros. A marca do Touro, como fabricante de Super Carros nasceu em 1964 com o modelo 350 GT mas é em 1966 que se dá o grande acontecimento: é apresentado o Lamborghini Miura.
Pode-se dizer que o Miura é um marco na história da Lamborghini e dos Super Carros como nós os conhecemos hoje pois apresenta diversas soluções inovadoras para a época. Até então os motores dos ditos "Super Carros" eram montados à frente. O do Miura não! O seu fantástico V12 de 4000cc foi montado em posição central. Também é de louvar o peso do Miura, apenas 980Kg para 350 cavalos, que foi conseguido através do recurso a materiais inovadores.
O design do Miura no meu entender é fantástico. Trata-se de um dos mais bonitos automóveis de sempre. Como não podia deixar de ser tem o dedo de Bertone.
Claro que nem tudo são rosas... O Miura não é propriamente um carro fácil de guiar e também não é muito fiável. Por exemplo, devido à sua construção e para optimizar o espaço, o depósito de gasolina é montado à frente, o que não é muito saudável pois quando o depósito está cheio não há problema nenhum, mas quando se começa a gastar gasolina, o que é uma coisa prefeitamente normal, a frente do carro perde bastante peso, o que faz com que seja tremendamente dificil conseguir fazer uma curva sem sobressaltos de maior... Outro problema frequente no Miura são os seus carburadores. A afinação dos mesmos é indispensável para obter do carro a sua melhor performance. O problema é que a sua afinação é bastante problemática e requer uma manutenção constante. Quando se deixa "andar" sem manutenção nenhuma os carburadores tem tendência a "cuspir" gasolina em demasia para cima do motor o que com calor em excesso faz incendiar o motor...
Apesar destes problemas todos, para mim o Miura é o pai de todos os Super Carros actuais. O seu som é brutal e o estilo é imenso. Um colecionador de automóveis, ou um bom museu tem de ter um Miura, ou então correm o risco de não ser considerados como tal.
Preço: entre 280 000 e 400 000 € (dependendo do estado, modelo P400 SV)
Peço desculpa pelas imagens mas estou com uns pequenos problemas com o Blogger. Não são as melhores..
Para complementar o post...

5 comentários:

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

Quero uma cronica sobre carros a diesel...

João Ribeirinho Soares disse...

A seu tempo caro Rodrigo. Mas não faltarão crónicas sobre TDI's CDI's, CTDI's, etc

Aranha disse...

"Claro que nem tudo são rosas..."

Ou antes, nem todos são Rosas...

ana vilela disse...

oh ribeirinho..
Em apenas um dia: futebol, carros, até a menina do gás...
Por favor.. acalma-te lá um bocadinho!!

Ana Castro disse...

tudo para ganharem a votação. ahah