terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pros e Contras I



Ontem vi na rtp o debate prós e contras (ou pros & prós, como já alguns lhe chamam), sobre (como aqui alguém aqui se referiu) os casamentos panilas. Independentemente da minha opinião quanto este a assunto (que é muito vaga), o que mais me impressionou foi o dogmatismo e extremismo de alguns dos defensores* do "sim" : Fernanda Cancío (já percebi o que o nosso primeiro vê nela --- o ser tão irritante como ele) e Daniel Oliveira, chegaram ao absurdo de dizer, que quem fosse contra o casamento homossexual era homofóbico (lembra vagamente "o quem não está por nos está contra nós"). Seria engraçado se Eduardo Nogueira Pinto (ou qualquer outro defensor do não), quisesse responder ao mesmo nível: "Ei o que tu queres sei eu... tu és a favor dos casamentos gays, mas é porque gostas de levar na anilha!!"

Enerva-me profundamente esta dogmatismo, esta especie de neo-iconoclastia. Ao contrário do que se possa pensar, este amor pelo bem pensante, pelo politicamente correcto, este fanatismo pelo verdadeiro pensamento único (que é o "caminho, verdade e a vida") está a tornar-se numa característica cada vez mais comum na sociedade europeia (para alem de ser um sinal da sua decadência). Esta espécie de censura (a um tempo social e auto-imposta) pode vir a ter graves consequências: para alem de degradar enormemente o debate intelectual (e por conseguinte a longo prazo toda os meios culturais), é o primeiro passo para o fanatismo e para a intolerancia; para o pensamento único, e por fim para o totalitarismo (que ao contrario do que muita gente pensa não tem cor politica ou preferência por costumes e tradições).


*Em abono da verdade, deve-se dizer que nenhum dos homossexuais presentes no debate, enveredaram por este caminho.

3 comentários:

BSC disse...

Eu confesso que odeio o "estilo" prós e contras no geral. Este, em especial vi apenas 2 minutos e chegou. A pobreza dos argumentos, o extremismo e a estupidez (de um lado e do outro)impressionaram-me ao ponto de desligar a TV e ir dormir!

Triste país este que perde o seu tempo com programas daqueles. Antes o Senhor Goucha!!!!!!

José Miguel Guimarães disse...

Eu não tenho paciência para a Sra. Fátima Campos Ferreira....nunca vi uma moderadora tão...pouco moderada!! A sua tendência para interromper ou cortar a palavra ao lado com que não concorda é absolutamente notável...

João Ribeirinho Soares disse...

Para mim o prós e contras também está na lama... não lhe dou credibilidade nenhuma.... ainda para mais quando fazem um programa dedicado ao pessoal que gosta de abafar a palhinha...