segunda-feira, 24 de março de 2008

Agora são os noivos

Depois dos piercings e dos cães, eis mais uma do Estado controlador e abusador: noivos têm 15 dias para entregar informações ao fisco.

Essas informações que os noivos devem, com tal diligência entregar ao Estado, incluem a data do matrimónio, o número de convidados e respectivo valor unitário, com indicação do número de adultos e crianças, devendo ainda os recém-casados preencher uma tabela com todos os serviços prestados, como iluminação, restaurante, serviço de confecção de refeições, animação, vestido de noiva, florista, fotógrafo, entre outros.

Mais uma vez a informação pedida é totalmente desnecessária para o fim pretendido (supostamente fiscalizar as entidades prestadoras de serviços – e pergunto eu se não é para isso que servem as facturas!) como invasiva da privacidade. Porque será que eu tenho que comunicar ao Estado onde comprei e o que me custou o meu vestido de noiva???? E as flores???? E, já agora, ficarão fora da tabela o cabeleireiro, o maquilhador e a manicure??? E porque será que o fato do noivo não é objecto de obrigação equivalente???

Acresce que o prazo de 15 dias (a contar de quando?) me parece totalmente desrazoável e incompatível com os normais procedimentos "dos agentes do mercado" que incluem, como sabemos, umas "férias de noivos", vulgarmente chamadas lua de mel, e que são, em geral, utilizadas para fins mais agradáveis do que preencher modelos das finanças!

Como diria o amigo Asterix, ils sont fous!

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto é uma completa vergnha. O Sócrates é um tirano!

José Miguel Guimarães disse...

estes romanos sao loucos...;)