quinta-feira, 6 de março de 2008

Vamos encher Portugal de ventoinhas!



Já que este é um Blog não apenas interessado no fascinante mundo da política internacional mas, também, empenhado em questão tão importantes como a Energia e o Ambiente (dois temas que, por vários motivos, me são muito queridos), não resisto a chamar a vossa atenção para uma notícia do Público de ontem:

«O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou que Portugal vai investir 12 mil milhões de euros no sector energético até 2012, entre barragens, centrais de ciclo combinado, parques eólicos e infra-estruturas

Parece-me que esta medida, no meio de tanto desperdício em projectos megalómanos, faz todo o sentido se estiver integrada num verdadeiro plano de suficiência energética e de redução das emissões de CO2, tal como nos é imposto por Quioto, embora a experiência recente deste Governo em matéria de política energética não me dê quaisquer garantias de que este investimento será utilizado da forma mais eficiente e racional possível. De todo o modo considero fundamental que Portugal se mantenha na vanguarda das energias limpas e gostaria de ver o nosso país a utilizar melhor as valências dos mecanismos de desenvolvimento limpo e do mercado de carbono. Enfim, ainda é longo o caminho a percorrer!

Por último, uma nota muito pessoal: não posso deixar de sentir orgulho ao ler frases como esta «o governante referiu também que o país é pioneiro na energia das ondas, na sequência de um projecto de grandes dimensões que estará em breve em operação», e pensar que estive no nascimento deste projecto pioneiro, a ser desenvolvido pela OPD na praia da Aguçadoura. Mais uma vez eu estive presente naquele exacto momento em que se faz história! Mal imaginava eu, no dia em que apanhei uma seca de 6 horas de reunião e em algumas "directas" pré-closing, que ainda viria a sentir orgulho de lá ter estado!

7 comentários:

André Barbosa disse...

Espero é que não estraguem as ondas.

;)

João Ribeirinho Soares disse...

Cara Beatriz,
Fico contente por saber que há mais pessoas alem de mim e do MMS que irão escrever sobre estes assuntos.
É essencial investir em eólicas, barragens, centrais de ciclo combinado, etc...
Mas ainda mais importante é investir esse dinheiro de maneira que fiquemos com um Mix de produção de energia decente. Não nos podemos centrar simplesmente nas Eólicas assim como não nos podemos centrar unica e exclusivamente na energia hidrica! Apenas há um único país do Mundo, a Noruega, que vive só da energia hidrica devido às neves permanentes além de produzir petróleo pó Mundial! lol...
Temos de baixar radicalmente a nossa dependência do petróleo e produzir energia LIMPA!
A Energia Nuclear combinada com todas as outras formas de energia é uma solução que eu considero cada vez mais viavel!
A Energia das ondas é a maior banha da cobra que nos andam a vender neste momento. A tecnologia é cara e com baixo rendimento.
Ainda há uns inteligentes que estão a tentar arranjar maneira de utilizar o Mar como fonte de energia térmica... o que é uma grande estupidez porque a imensa quantidade de energia térmica armazenada no mar não tem qualidade nenhuma devido à baixa temperatura... Há muita banha da cobra que se tenta vender...
Se estão interessados em energia com fonte no mar aconselho a verem as TIDAL TURBINES,

BSC disse...

João, não fales das "minhas ondas"!!!!! O "contrato-piloto" começou em mim, MESMO!
Mas sim, compreendo o teu ponto e na tal reunião de 6 horas com os escoceses a explicar o funcionamento da coisa também fiquei com a ideia que aquilo era demasiado investimento para muito pouca potência instalada! Se não me engano as máquinas são de 2 MW, o mesmo que as turninas eólicas que começavam a ser instaladas na altura! E a tecnologia é muito mais cara!
Além de que a maquineta não é tão bonita como as "minhas ventoinhas"!!!!!

André Barbosa disse...

Como devem calcular, a parte técnica de Ambiente e Energia, passa-me um bocado ao lado. Daí a pergunta: Estraga ou não as Ondas? O facto de construir uma "maquineta" que produz energia das Ondas, tem algumas implicações (nas ondas)?

João Ribeirinho Soares disse...

Não sei... Basicamente pelo que eu percebi da máquina aquilo tem um "buraco" com uma turbina lá dentro que por sua vez deve estar acoplada a um veio... a onda entra faz funcionar a turbina que produz trabalho para accionar o veio que está ligado a um alternador... O veio ao girar faz com que o alternador produza electricidade....
Acho que vai cortar as ondas ....
Outra coisa... e deixo aqui a pergunta... como se processa o transporte da electricidade? Postes pelo mar fora?

BSC disse...

Não me parece que seja em postes... Até pq a Pelamis não é posta em alto mar mas quase na praia (razão pela qual diria que sim, estraga as ondas) exactamente para diminuir os custos com o transporte. Pelo que me lembro este era feito por cabos sub aquáticos. Mas lá está, as especificações técnicas passam-me um bocado ao lado!

André Barbosa disse...

Então se estraga as ondas, não vale a pena o investimento. Façam ventoinhas que é mais engraçado :)