No passado dia 6 de Fevereiro, através de um Decreto-Lei, o Presidente da Republica Italiana, Giogio Napolitano, decretou a dissolução do Senado e da câmara dos Deputados. Bendito Presidente! As eleições foram marcadas para os dias 13 e 14 de Abril.
Para já, Berlusconi segue com uma vantagem considerável (16% de avanço sobre a esquerda). No entanto, ainda falta um mês de campanha. O que acaba por ser tempo suficiente para os Italianos mudarem radicalmente. Espero que não! Mas em Itália nunca se sabe.
Acredito que tenha sido a “crise do lixo” – em Nápoles – a despoletar a crise em Itália e, consequentemente, novas eleições. Ainda que formalmente tenha sido causada pelo chumbo da Moção de Confiança.A verdade é que o Governo Prodi já estava desgastado com o caos de Nápoles, o que, aliado ao chumbo já referido, não deu escolha a Napolitano. De qualquer forma, Itália não anda bem. São confusões, desconfianças e conflitos a mais.
Que Romano Prodi é fraquinho todos o sabemos. Mas, o facto de ter presidido à mais breve Legislatura de sempre (na Republica Italiana) é muito mau. É péssimo. Felizmente, para o bem dos Italianos, parece ser o fim da carreira politica de Prodi. Deixo uma curiosidade, que vale o que vale, bem sei, Sílvio Berlusconi foi o único primeiro-ministro que cumpriu o mandato de cinco anos depois da Segunda Guerra Mundial.
Agora, resta aos Italianos escolher entre Berlusconi ou Veltroni. Se fosse Italiano nem pensava duas vezes, o meu voto iria “direitinho” para o primeiro.
Portanto, Forza Berlusconi!
quarta-feira, 5 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Realmente, acho que não resta nada a fazer á Itália do que dar a vitoria ao "Il Cavalieri", que foi o primeiro-ministro que se manteve mais tempo no poder neste belo país.
Enviar um comentário