sábado, 15 de março de 2008

Cuidado com os Idos de Março...


Hoje são os Idos de Março: Faz hoje 2052 anos que Gaio Júlio César, general e politico romano, (bem como uma das maiores forças da natureza que este mundo já viu) foi assassinado. Tirando eventualmente a morte de Jesus Cristo , nenhum momento da história é tão universalmente familiar e tão frequentemente retratado como a morte do ditador romano.

Os rumores de conspiração, já percorriam Roma há várias semanas, e no entanto César mantém-se surdo a Marco António e a Calpurnia sua mulher, que o aconselham repetidamente a se fazer acompanhar dum grupo de guarda costas:”Não temos nada a temer a não ser o próprio medo” respondia ele.

Na conspiração entram para cima de 30 senadores que são liderados por quatro homens, alguns deles dos mais antigos apoiantes de César: Décimo Bruto e Gaius Trebonius (generais das campanhas das Gálias) , Longinus Cassio (senador rebelde que foi perdoado), e Marcus Junius Brutus (amigo e segundo alguns rumores filho de César). César viria a cair sobre as punhaladas dos assassinos, na cúria do senado Romano. Num ultimo acto de coragem, dignidade e orgulho César cobre-se com a toga antes de morrer, privando os assassinos da imagem do seu corpo sem vida.

No entanto o triunfo dos conspiradores é de pouca dura: em pouco tempo rebenta a guerra civil e o mundo romano divide-se em dois: dum lado está o ocidente, o povo e os veteranos de César (sedentos por vingança) comandados por Marco António e Octávio (filho adoptivo de César); do outro está o Oriente, a velha nobreza romana, e os veteranos de Pompeu, todos comandados por Bruto e Cássio. Em menos de dois anos as forças dos libertadores, estariam destruídas, e todos os seus lideres mortos (muitos deles com o punhal que tinham utilizado para matar César).

Tudo isto se passou há 2052 anos atrás, e no entanto ainda ouvimos , através das brumas dos tempos a famosa frase do pedinte cego ao ditador: “César tem cuidado com os idos de Março!!” Esta frase ainda-se mantem actual: constitui um aviso a todos aos líderes actuais da fragilidade e efemeridade do poder, bem como da sua própria existência.

3 comentários:

BSC disse...

Eis um dos meus heróis de sempre!!!!!!!!!!

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

Quem? César, o bruto, ou o vidente?

BSC disse...

Caius Iulius Caesar, quem mais?????